Pesquisar

Artigos...

Sabia Que...

  • Links de Interesse

  • Factos sobre a diabetes no mundo

      Bookmark and Share  Imprimir

    1. De acordo com a Federação Internacional da Diabetes, existem 194 milhões de diabéticos em todo o mundo. As previsões apontam para que este número aumente para 330 milhões até 2025, em grande parte devido ao crescimento e envelhecimento da população, à urbanização e ao estilo de vida sedentário.

    2. Pelo menos 50% dos indivíduos portadores de diabetes desconhecem a sua condição. Nalguns países este número pode subir até 80%.

    3. A diabetes é a quarta maior causa de morte na maioria dos países desenvolvidos. Valores recentes da Organização Mundial de Saúde indicam que 3,2 milhões de mortes por ano em todo p mundo podem ser atribuídas à diabetes, o que equivale a 6 mortes por minuto.

    4. De acordo com as previsões em 2025 o número de diabéticos terá crescido para mais do dobro em África, no Mediterrâneo Oriental e Médio Oriente e no Sudeste Asiático.

    5. A probabilidade de um indivíduo portador de diabetes precisar de hospitalização é três vezes superior à de quem não sofre desta condição.

    6. Actualmente, 5 a 10% do orçamento mundial de saúde é gasto com a diabetes. Em 2025, este valor poderá atingir os 40% nalguns países se as actuais previsões de prevalência da diabetes se cumprirem.

    7. A diabetes é a principal causa de morte por ataque de coração e AVC, e é a principal causa de cegueira e insuficiência renal nos países desenvolvidos.

    8. Os indivíduos portadores de diabetes têm uma probabilidade de precisar de uma amputação dos membros inferiores 15 a 40 vezes superior à população em geral.

    Fontes: Diabetes Atlas, 2ª Edição, International Diabetes Federation 2004.