Pesquisar

Artigos...

Sabia Que...

  • Links de Interesse

  • A maioria dos adolescentes experimentará o álcool

      Bookmark and Share  Imprimir

    A maioria dos adolescentes experimentará o álcool nalgum momento da vida. Um estudo da Health Education Authority, verificou que 74% dos jovens de 11 anos de idade e 96% dos de 15 anos tinham consumido álcool.

    Também existem evidências de que tanto, a prevalência, como o nível de consumo de álcool, aumentaram acentuadamente neste grupo etário. Existem estudos que demonstram o quão antiga é esta problemática, entre 1990 e 1996, o consumo médio de álcool dos jovens de 11-15 anos de idade tinha mais do que duplicado subindo de 0.8 unidades para 1.8 unidades por semana.

    Ingestões elevadas de álcool são a causa de preocupações tanto por razões de saúde, como sociais. Os jovens têm menos capacidade para metabolizar o álcool do que os adultos completamente maduros e são mais sensíveis aos seus efeitos adversos.

    Como nos adultos, o consumo excessivo de álcool está associado a um maior risco de acidentes e morte. De um ponto de vista nutricional, consumo regular de álcool pode deslocar da dieta alimentos mais densos em nutrientes, uma vez que o álcool tem uma elevada densidade energética.

    Os conselhos sobre saúde, relativamente ao álcool, não devem ser dados num tom demasiado negativo, pois, caso contrário, serão simplesmente ignorados.

    É mais produtivo garantir que os jovens estejam conscientes dos limites de segurança da bebida e saibam avaliar a potência alcoólica dos produtos, sobretudo de algumas das bebidas designer recentemente comercializadas, ou tipos especiais de cervejas, que podem ter um grau alcoólico ligeiramente elevado.
    1 Unidade definida como 8g de álcool.

    Poder-se-á pensar numa tabela de classificação das bebidas alcoólicas segundo unidades para assim facilitar a escolha pelos adolescentes.