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  • CINCO RECOMENDAÇÕES PARA DEIXAR DE FUMAR

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    Alguns estudos demonstraram que estas cinco recomenda­ções ajudam a deixar de fumar definitivamente. Será mais fácil deixar de fumar se seguir uma recomendação de cada vez:

    1. Prepare-se

    • Estabeleça uma data para deixar de fumar.

    • Modifique o ambiente que o rodeia.

    Retire todos os cigarros e cinzeiros da sua casa, automóvel e local de trabalho.

    Não permita que as pessoas fumem em sua casa.

    • Recorde as anteriores ocasiões em que tentou deixar de fumar. Pense no que funcionou e no que não funcionou.

    • Uma vez que decidiu deixar de fumar, não fume – Nem sequer uma passa!

    2. Obtenha apoio e estímulo

    Alguns estudos demonstraram que você tem uma maior oportunidade de ter êxito se tiver ajuda. Pode obter apoio de muitas maneiras:

    • Comunique à sua família, amigos e colegas de trabalho que vai deixar de fumar e que precisa do apoio deles. Peça-lhes que não fumem perto de si, nem deixem cigarros à vista.

    • Procure apoio especializado (por exemplo, médico, enfermeira, farmacêutico, psicólogo ou conselheiro para deixar de fumar)

    • Obtenha conselho individual, de grupo ou por telefone. Quanto mais conselho receber, maiores serão as possi­bilidades de deixar de fumar. Há hospitais e centros de saúde que proporcionam programas de apoio. Fale com o seu médico ou farmacêutico acerca dos pro­gramas disponíveis na sua área de residência.

    3. Adopte novos comportamentos/modifique o ambiente que o rodeia

    • Distraia-se com outra coisa quando sentir vontade de fumar. Fale com alguém, passeie ou dedique-se a um “hobby”.

    • Quando decidir deixar de fumar, mude a sua rotina. Utilize um percurso diferente para chegar ao trabalho. Substitua o café por outras bebidas não estimulantes. Almoce em locais diferentes.

    • Faça algo para reduzir a tensão emocional. Tome um banho quente, faça exercício físico, leia um livro,…

    • Planeie diariamente algo que lhe dê prazer.

    • Beba muita água e outros líquidos.

    4. Solicite ajuda farmacológica e use-a correctamente

    Existem medicamentos que podem ajudá-lo a deixar de fumar e a reduzir as ânsias do tabaco.

    • As autoridades de Saúde aprovaram medicamentos que o podem ajudar a deixar de fumar.

      • Adesivo de nicotina: disponível sem receita médica.

      • Goma de nicotina: disponível sem receita médica.

      • Pastilha de nicotina para chupar: disponível sem receita médica.

      • Existem outros tratamentos que requerem prescrição e acompanhamento médico. Consulte o seu médico para mais informações sobre estes tratamentos.

    • Peça aconselhamento ao pessoal de saúde e leia cuidadosamente a informação que se encontra no interior da embalagem.

    • Todos os medicamentos oferecem-lhe aproximadamente o dobro das possibilidades de deixar de fumar e poderá consegui-lo em definitivo.

    • Todos os que pretendem deixar de fumar beneficiam com o uso de um medicamento. Se está grávida, ou pretende engravidar, se está a amamentar, se tem menos de 18 anos de idade, se fuma menos de 10 cigarros por dia ou se sofre de alguma doença, antes de tomar qualquer um destes medicamentos, fale com o seu médico ou farmacêutico.

    5. Esteja preparado para as recaídas e situações difíceis

    A maioria das recaídas acontecem durante os primeiros três meses depois de deixar de fumar. Se começar a fumar de novo, não desanime. Lembre-se, a maioria das pessoas tentam várias vezes deixar de fumar antes de o conseguir. Existem algumas situações difíceis que devem ser evitadas.

    • Álcool: evite as bebidas alcoólicas. Se beber reduz as possibilidade de conseguir deixar de fumar.

    • Outros fumadores: Estar em locais onde há fumadores, pode provocar desejo de fumar.

    • Aumento de peso: Muitos fumadores aumentaram de peso quando deixaram de fumar, geralmente menos de 5 quilos. Siga uma dieta saudável e mantenha-se activo. Não deixe que o problema do aumento de peso o afaste da sua meta principal – deixar de fumar. Alguns medicamentos para deixar de fumar podem controlar o aumento do peso.

    • Mau humor e nervosismo: Há muitas formas que ajudam a melhorar o seu estado anímico. Em vez de fumar, por exemplo, caminhe, pratique técnicas de relaxamento, etc…

    Se tem problemas com alguma destas situações, fale com o seu médico ou farmacêutico.