Pesquisar

Artigos...

Sabia Que...

  • Links de Interesse

  • Anemia não é normal a deficiência de ferro prejudica a aprendizagem escolar

      Bookmark and Share  Imprimir

    O que é anemia?

    A anemia e a diminuição dos glóbulos vermelhos no sangue, que provoca a falta de oxigénio no organismo. A anemia mais comum e a ANEMIA CAUSADA PELA DEFICIÊNCIA DE FERRO.

    O que é anemia por deficiência de Ferro?

    O ferro é um nutriente (oligoelemento) essencial para a produção adequada de glóbulos vermelhos. A falta de ferro no organismo causa a diminuição da produção de glóbulos vermelhos, ou seja, ANEMIA FERROPÉNICA.

    Como a anemia por deficiência de ferro se manifesta?

    Há palidez, cansaço, fraqueza, sonolência e falta de ar. A anemia por deficiência de ferro prejudica o desenvolvimento físico das crianças e dos adolescentes, dificulta a aprendizagem escolar e diminui as defesas do organismo contra infecções. Grávidas que apresentam anemia por deficiência de ferro na gravidez podem gerar filhos com baixo peso e com anemia a nascença.

    Quais as principais causas de deficiência de ferro no organismo?

    A mais comum é a não suplementação e o consumo de alimentos que não são ricos em ferro. Outras causas frequentes são as perdas sanguíneas crónicas decorrentes de doenças que afectam o intestino ou sangramento menstrual abundante.

    Como prevenir a Anemia por deficiência de ferro?

    O consumo equilibrado de alimentos ricos em ferro e a suplementação nos primeiros anos de vida são fundamentais para a saúde e previne a deficiência de ferro.

    Alguns alimentos ricos em ferro:

    • Carnes vermelhas
    • Miúdos de frango
    • Aves
    • Peixes
    • Feijões
    • Ervilhas
    • Lentilhas
    • Aveia
    • Açúcar amarelo

    Dicas:

    Existem muitos alimentos industrializados que são enriquecidos com ferro, como a farinha de trigo e cereais pequeno-almoço. A combinação de alimentos ricos em ferro com alimentos ricos em Vitamina C, ajuda a combater a anemia por deficiência de ferro

    Alguns alimentos ricos em Vitamina C:

    Frutas: Laranja, limão, kiwis, tangerinas, abacaxi…

    Vegetais: abóbora, couve-flor, repolho, tomate…

    Como tratar a anemia por deficiência de ferro?

    O tratamento da anemia por carência de ferro deverá ser monitorizado pelo seu médico e a seguir pelo seu Nutricionista. E fundamental que o médico descubra e elimine o problema que ocasionou a carência de ferro no organismo. A partir daí, o tratamento é simples, baseado no uso de medicamentos contendo ferro, combinado a uma alimentação saudável, rica em ferro, durante pelo menos 4 meses após a correcção da Anemia.

    Saiba Mais!

    É recomendável que grávidas e crianças dos 6 meses aos 18 meses de idade recebam suplementação medicamentosa de ferro. Informe-se com o seu médico.

    Na adolescência, as necessidades de ferro aumentam em função do crescimento. A falta de ferro na adolescência prejudica o crescimento e diminui a massa muscular. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a falta de ferro é um dos 10 factores que actuam negativamente no organismo diminuindo a expectativa de vida.