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  • Tem um peso saudável para a sua altura?

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    O índice de massa corporal (IMC) tem por base a proporção entre o seu peso e a sua altura. Se verificar que tem peso a mais, é aconselhável que visite o seu nutricionista para discutir o inicio de um programa de controlo de peso.
    Embora o IMC seja um indicador da gordura corporal mais útil do que as tabelas de peso/altura utilizadas em tempos (diferenciadas para cada um dos sexos), também este tem as suas limitações.
    Pode, por exemplo, sobrestimar a gordura corporal em pessoas muito musculadas, dado que os músculos pesam mais do que a gordura.

    Pode subestimar a quantidade de gordura corporal em pessoas com peso insuficiente devido à perda de tecidos magros, como os adultos mais velhos.
    Também as pessoas altas, mas com uma estrutura pequena, podem ter gordura excessiva à volta da cintura, registando contudo um IMC normal. Se o resultado que obteve lhe desperta perplexidade ou preocupação, fale com o seu nutricionista, que lhe explicará as implicações desse resultado e aconselhará sobre como modificar a sua alimentação e o seu estilo de vida.

    Se não mede a sua altura há muitos anos, meça-a novamente, pois a altura pode mudar com a idade.
    Existem outros mecanismos para medir a quantidade de gordura no corpo, e o seu médico pode confirmar os resultados. O mecanismo mais amplamente utilizado consiste numa corrente eléctrica inofensiva que atravessa o corpo, identificando as áreas de músculo e de gordura.

    O que significa o meu resultado?

    Quando souber o seu IMC (Índice de Massa Corporal), verifique nas classificações indicadas se tem peso a menos, peso normal, saudável ou excessivo e o que pode fazer para o controlar.

    IMC 19,0 ou inferior:

    Peso a menos Precisa de comer mais para fornecer ao seu corpo o combustível de que necessita.
    Poderá ter de comer mais a cada refeição e de comer mais vezes durante o dia.
    Escolha alimentos nutritivos e variados.

    IMC 19,0-24,9: Peso normal

    Está a comer as quantidades certas para manter o seu peso num nível saudável, mas continua a precisar de fazer uma alimentação equilibrada, saudável e nutritiva.

    IMC 25-29.9: Peso excessivo

    Seria benéfico para a sua saúde se perdesse algum peso e evitasse engordar.
    Siga os conselhos deste site sobre alimentação saudável e exercício físico regular para gerir o seu peso a longo prazo.

    Fazendo apenas uma ou duas alterações na sua alimentação diária, como cortar nos alimentos ricos em gordura ou açúcar, deverá perder peso deforma saudável e gradual.

    IMC 30-34,9: Obesidade (Classe 1)

    A sua saúde pode estar em risco devido ao seu peso actual.
    Procure formas saudáveis de perder o peso em excesso; não se deixe tentar por dietas “de choque”, que podem prejudicar ainda mais a sua saúde.

    IMC 35-39,9: Obesidade (Classe 2)

    A sua saúde está em risco devido ao seu peso.
    Deve usar este site para descobrir formas de alterar os seus hábitos alimentares.
    É aconselhável que procure a ajuda do seu nutricionista.

    IMC 40 ou superior: Obesidade (Classe 3)

    Ter tanto peso em excesso coloca a sua saúde seriamente em risco.
    Deve procurar indicações do seu médico ou nutricionista para começar um programa de emagrecimento.