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  • MASSA MUSCULAR vs MASSA GORDA

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    É também muito útil a mistura de proteínas de origem animal, magras, com as vegetais, por exemplo:

    • Frango sem pele com feijão cozido e arroz;
    • Pratos compostos por leite magro ou ovos e soja;
    • Sopa com lentilhas ou feijão e peixe grelhado com arroz.

    A prática de exercício físico ajuda a envolver e a conservar a massa muscu­lar. Ao ajudar o corpo a manter-se firme e com tónus, o exercício tem efeito positivo sobre a postura e a autoconfiança. Reconhecem-se vários benefí­cios da prática regular de actividade física, desde favorecer a perda de gor­dura corporal, sobretudo a gordura abdominal profunda, à prevenção e trata­mento da diabetes e das doenças cardiovasculares e não menos importante, nos dias de hoje, ajuda a controlar o stress e a reduzir a ansiedade.

    Um aumento, ainda que pequeno, produz efeitos positivos no coração, apa­relho respiratório, músculos e articulações. Não é preciso tornar-se um cor­redor de maratona, nem tão pouco é fundamental a inscrição num ginásio, para tirar partido destes benefícios, basta introduzir algumas modificações na sua vida diária de modo a incluir mais actividade física espontânea ou informal, tais como:

    • Subir as escadas em vez de usar o elevador;
    • Sair uma ou duas paragens antes no caminho de casa para o trabalho e vice-versa;
    • Lavar o carro à mão e não na lavagem automática;
    • Dedicar-se à jardinagem;
    • Caminhar diariamente a passo largo durante 20 a 30 minutos.

    Para o bom desempenho do exercício físico, sem dores ou prejuízo da sua condição física é importante escolher bem a alimentação sem nunca descu­rar a hidratação, no mínimo 1,5 I de água, sumos de vegetais, de fruta ou chá diluídos.

    Existe alguma forma de medir a massa muscular?

    A Bioempedância Eléctrica é um método rápido e não invasivo que permite conhecer o volume total de água, a quantidade de massa magra (osso e músculo) e a quantidade de massa gorda que compõe um determinado indivíduo. A quantificação das áreas musculares pode ainda ser realizada por profissionais de nutrição (Nutricionistas), do desporto ou médicos, através da medição do perímetro do braço ou das pregas cutâneas. São métodos complementares do peso, uma vez que este não descrimina a massa corporal.

    Para obter melhor rendimento durante a prática de exercício físico, devo beber água ou bebidas desportivas?

    As bebidas desportivas são soluções que fornecem água, açúcares, electrólitos (sódio, cloreto, potássio) e por vezes aminoácidos. Para actividades de duração inferior a uma hora é suficiente beber água. Se por outro lado treina para aumentar a massa muscular, o efeito do treino é aumentado se durante o mesmo e nas duas horas seguintes consumir bebidas isotónicas que também contenham aminoácidos. Com uma composição semelhante à do sangue, estas bebidas hidratam, não têm portanto o efeito diurético da cafeína ou das colas. Atenção, no entanto, que as bebidas desportivas não são aconselháveis aos indivíduos que sigam um plano de emagreci­mento mesmo que este inclua um plano de actividade física.

    Porque razão os músculos se transformam em gordura, quando paramos de fazer exercício?

    Quando paramos de fazer musculação ou qualquer actividade física exigente em ter­mos musculares, deixamos de estimular o músculo e, naturalmente, ele passa para um estado de menor gasto energético; reduz o tamanho, diminuí a tonicidade e relaxa, o que conserva energia. Por outras palavras – fica pequeno, fraco e flácido, mas não se transforma em gordura. O que acontece é que o organismo fica a gastar menos energia e, caso não tenha havido uma diminuição concomitante da ingestão alimentar,o excesso de calorias armazena-se no nosso corpo sob a forma de gordura. Como todas as coisas boas da nossa vida, aumentar a massa mus­cular é um processo cumulativo, fruto de um trabalho contínuo e esforçado, sendo muito mais rápido perder músculo do que ganhá-lo, basta parar de o exercitar. Já o crescimento da massa gorda apenas exige comer um pouco mais do que o necessário…

    Metabolismo basal - conjunto de reacções necessárias à manuten­ção das funções vitais mínimas, obri­gatórias, como bater do coração, respirar… com gasto de energia.

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