Pesquisar

Artigos...

Sabia Que...

  • Links de Interesse

  • Efeitos do medicamento na ingestão alimentar e no estado nutricional

      Bookmark and Share  Imprimir

    1. EFEITOS ORAIS E NO PALADAR/OLFACTO:

    a)      Os fármacos podem alterar o fluxo salivar, causando boca seca, aumento de cáries, estomatite e glossite. Ex: antidepressivos tricíclicos, como a amitriptilina, causam boca seca e amarga, ou paladar metálico.

    b)      Os fármacos podem ser secretados na saliva ex: antibióticos claritromicina entra na saliva, causando paladar amargo.

    c)       Os fármacos podem suprimir bactérias orais naturais, podendo resultar em candidíase oral. Ex: antibióticos, com a tetraciclina, podem resultar em crescimento excessivo de fungos (ex:candidíase).

    d)      Os fármacos podem causar digeusia (paladar anormal ou alterado). Ex: metronidazol pode causar paladar metálico na boca.

    e)      Os fármacos podem danificar células de proliferação rápida. Ex: os efeitos citotóxicos de antineoplásicos, como a cisplatina ou o metotrexato, causam estomatite, glossite e esofagite.

    2. EFEITOS GASTROINTESTINAIS:

    a)      Os fármacos podem irritar a mucosa gástrica, causando desconforto, náuseas, vómitos, sangramentos e ulcerações. Ex: AINE, como o ácido acetilsalicílico, o ibuprofeno, causa irritação gástrica, às vezes levando a sangramento repentino e grave.

    b)      Os fármacos podem afectar o peristaltismo intestinal. Ex: os colinérgicos (antipsicóticos, antidepressivos e anti-histamínicos) diminuem os movimentos involuntários dos intestinos, causando obstipação.

    c)       Os fármacos podem destruir bactérias intestinais benéficas para a nossa digestão. Ex:  a ciprofloxacina causa crescimento acelerado do clostridium difficile e resulta em colite pseudomembramanosa.

    3. ALTERAÇÕES NO APETITE:

    a)      Os fármacos podem suprimir o apetite. Ex: os antidepressivos inibidores da reabsorção selectiva da serotonina, como a fluoxetina, podem causar anorexia e perda de peso.

    b)      Os fármacos podem aumentar o apetite. Ex.: os antidepressivos tricíclicos e a maioria dos antipsicóticos, como a amitriptilina, a olanzapina e a clozapina, estimulam o apetite e o ganho de peso.